- Haren Alde sensibiliza 900 pessoas em Laguna do Douro
20-05-2011 Laguna do Douro (Valladolid, Espanha)
Oito voluntários da Delegação de Haren Alde em Castela-e-Leão estiveram presentes na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, da vizinha localidade de Laguna, para sensibilizar a população e ajudar o Centro Esperança de Pauini, na Amazônia brasileira.
No último domingo, dia 8 de maio, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Laguna do Douro – localidade de 22000 habitantes, situada a 7 km ao sul da cidade de Valladolid – recebeu os voluntários da Delegação da ONG agostiniana recoleta Haren Alde em Castela-e-Leão, cuja sede se encontra no Colégio Santo Agostinho, centro educativo dos Agostinianos Recoletos na capital castelhano-leonesa.

O objetivo da jornada foi conscientizar a população sobre a importância da solidariedade, dando a conhecer um projeto social concreto, o Centro Esperança de Pauini (Amazonas, Brasil), através da distribuição de folhetos informativos e da venda de diversos objetos para arrecadar fundos destinados a mencionado centro de apoio a menores em situação de exclusão social e de pobreza.

A Paróquia, cujo pároco viveu e trabalhou pastoralmente no Brasil por mais de 25 anos, programara, também para aquele dia, as suas primeiras comunhões, celebração emocionante para muitas famílias que levou a que um número maior de pessoas acorressem ao templo paroquial. Os voluntários dispuseram de um amplo espaço defronte da fachada principal da matriz para sua instalação, bem como para dialogar com todas as pessoas que deles se aproximaram.

Cerca de 900 pessoas puderam receber folhetos, informação ou até mesmo compraram algum dos objetos a venda durante as cinco horas que aquela singular feirinha esteve aberta ao público. Os oito voluntários encarregaram-se de atendê-las, de entregar-lhes prospectos e folhetos, e de conversar com elas, explicando-lhes os motivos de sua presença e o projeto a que se destinavam os recursos ali arrecadados. Arrecadaram-se cerca de 400 euros que serão destinados ao Centro Esperança de Pauini.

Distribuíram-se, igualmente, diversos materiais de Haren Alde, incluído o prospecto da celebração da II Jornada de Solidariedade que visa a construção de poços de água potável em aldeias de Serra Leoa.

Às 9:45h, os voluntários armaram a feirinha solidária. O bom tempo acompanhou a atividade realizada ao ar livre, embora, em certos momentos, o vento obrigasse a recolher do chão alguns livros e objetos de menos peso que cediam a sua força.

Algumas pessoas compravam, outras apenas olhavam, mas a todos se explicava o motivo da feirinha solidária e a necessidade de colaborar para constatar que outro mundo melhor é possível graças à generosidade de todos.

Às 14:45h, encerrou-se a atividade de exposição e de venda, com um particular agradecimento ao Pe. Jesús Villacé, pároco do lugar, por sua acolhida e disponibilidade, sobretudo num dia como aquele, em que a Paróquia tinha tantas outras coisas que preparar e em que colocar sua atenção. Os voluntários regressaram felizes a suas casas, tendo conseguido novos recursos que servirão para alimentar e oferecer um prato de comida por dia aos alunos do Centro Esperança de Pauini.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english