- Começam no Santo Agostinho de Valladolid as atividades do voluntariado
05-10-2015 Valladolid, Espanha
Os alunos têm a oportunidade de doar seu tempo, suas capacidades, e de compartilhar com muitas outras pessoas a sua vontade de um mundo melhor. Uma convivência formativa foi a primeira atividade neste ano letivo, no quadro geral de um amplo programa de atividades.
A Delegação de Castela e Leão da ONGD agostiniana recoleta Haren Alde começou suas atividades do presente ano escolar 2015-2016 com uma convivência formativa em que participou também a Comissão de Missões e Desenvolvimento Social da Província de São Nicolau de Tolentino, a qual ofereceu uma manhã formativa e de sensibilização a um grupo de vinte jovens voluntários.

Durante o ano, continuarão as ações de formação por meio de oficinas, dinâmicas de assunção de papéis, formação sanitária, conhecimento de outros voluntariados, formação em valores ou aquisição de conhecimentos sobre projetos sociais da Família Agostiniana Recoleta para poder dar informação e sensibilizar a seu respeito.

Na sexta-feira, dia 2 de outubro, começou a primeira convivência de voluntários no Colégio. No sábado de manhã, houve um encontro com a coordenadora da Comissão de Missões e Desenvolvimento Social, que falou sobre a importância das relações de grupo e do trabalho em equipe para o bom funcionamento e a prática do voluntariado.

A ONGD Haren Alde, como um dos canalizadores e catalisadores da ação social da Família Agostiniana Recoleta, tem no Colégio Santo Agostinho uma função transversal, centrada no valor da solidariedade e tudo o que se compreende como parte da dimensão espiritual e humana, agostiniana e recoleta.

Haren Alde faz, assim, uma proposta concreta aos membros da comunidade educativa, especialmente aos alunos e a suas famílias, ao mostrar essa importante parte da vida consagrada e da vida agostiniana recoleta que são os missionários, as missões, os beneficiários dessas missões e a possibilidade de “dar-lhes uma mão” em favor de um mundo melhor, a partir daqui mesmo.

O Voluntariado Juvenil no Colégio Santo Agostinho desenvolve-se a partir dos 14 anos (3º do Ensino Secundário Obrigatório). Seu fim é ensinar e praticar o valor da solidariedade em todos aqueles âmbitos em que é possível, dentro da estrutura da comunidade educativa e da cidade onde ela está integrada, Valladolid. Por isso, durante o ano, vão realizar-se atividades sociais com diversos referentes formativos:

1. Feirinhas. Nelas se aprende o trabalho em equipe, a alegria da doação do tempo e das capacidades pessoais, a atenção ao público, a promoção e a informação sobre lugares concretos de missão, a generosidade.

2. Visita a centros de acolhida. Neles se aprende a realidade social do contexto local, a acolhida, a abertura à conversação e ao apoio emocional, a eliminação de todo preconceito (racial, econômico etc.), a compreensão de quem tem uma vida difícil e a tomada consciente de decisões vitais.

3. Trabalho em rede com comunidades religiosas que atendem aos menos favorecidos. Nisso se aprende sobre a realidade social do contexto local, o trabalho de outras pessoas e organizações solidárias, a compreensão do excluído como pessoa detentora de direitos, o trabalho da Igreja local neste campo.

4. Trabalho com pessoas em risco de exclusão social (crianças e idosos). Nisso se aprende o valor da acolhida, a escuta, a realidade social do contexto local, o conhecimento de outras instituições e de pessoas que doam seu tempo e recursos aos excluídos, o trabalho da Igreja local neste campo.

5. Organização e execução de atividades solidárias do Colégio (Jantar Beneficente, Sanduíches e Corridas Solidários). Nelas se aprende o valor da generosidade, a doação de tempo e das capacidades pessoais, o trabalho em equipe, o serviço como instrumento de humanização e não de humilhação, a alegria da partilha.

6. Oficinas com alunos da Educação infantil. Nelas se aprende o cuidado dos vulneráveis, o amadurecimento progressivo do ser humano.

Também se oferece um voluntariado de adultos a toda a comunidade educativa do Colégio Santo Agostinho, em que se pode participar através da loja solidária, em feirinhas, festas, encontros e outros eventos solidários.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english