- Uma equipe de Haren Alde Peru e da Família Agostiniana Recoleta chega a Chiclayo para coordenar as ajudas após as enchentes
07-04-2017 Chiclayo, Peru
Depois da abertura da campanha especial de emergência da Família Agostiniana Recoleta por motivo das graves enchentes que assolaram o norte de Peru, em decorrência do fenômeno climatológico El Niño, o passo seguinte é a elaboração de projetos de continuidade e de apoio às famílias que sofreram mais danos.
Um técnico de projetos de Haren Alde Peru, delegação da ONGD da Família Agostiniana Recoleta no país, e o agostiniano recoleto encarregado das comunicações na Vigararia do Peru chegarão a Chiclayo (Lambayeque) nas próximas horas, a partir desta sexta-feira, 7 de abril, para apoiar de maneira direta as ações da Campanha de Emergência que a Família Agostiniana Recoleta abriu, através de sua Comissão de Apostolado Social e de Haren Alde - membro da nascente Rede Internacional Agostiniana Recoleta ARCORES -, por motivo das graves enchentes e deslizamentos de terra sofridos na região em decorrência do fenômeno climatológico El Niño.

A Paróquia de Nossa Senhora da Consolação dos Agostinianos Recoletos em Chiclayo já elaborou uma primeira lista que inclui doze famílias (39 adultos e 21 crianças no total) que sofreram mais danos nos seus lares e tiveram maiores perdas de bens materiais. Essas famílias têm renda média de 550 soles por mês (160 euros ou 530 reais pelo câmbio atual), insuficiente para atender a emergência que enfrentam.

Embora já se tenham organizado as primeiras ajudas de forma local, com a arrecadação de materiais de primeira necessidade, a reconstrução e a atenção mais especializada requerem apoio exterior; para consegui-lo, tem-se dedicado esta família religiosa dos Agostinianos Recoletos, presente na região desde 1967.

Da Espanha, pode-se colaborar diretamente com esta emergência por meio da conta de emergências da ONGD Haren Alde: ES57 0075 0241 4406 0086 0510.

No Brasil, a conta para apoiar as vítimas das enchentes está na Caixa Econômica Federal, Banco 104, Agência 0218, Operação 003, Conta Corrente 2184-9.

Nos outros países, pode-se colaborar através de qualquer comunidade da Família Agostiniana Recoleta mais próxima.



Chiclayo é uma cidade do noroeste peruano, que conta com quase 600.000 habitantes, capital da província homônima e do departamento de Lambayeque. Sua região metropolitana chega aos 800.000 habitantes. Situa-se a 13 quilômetros da costa do Pacífico e a 770 quilômetros da capital do país. É a quarta cidade mais populosa do Peru.

A região possui um clima subtropical, de temperatura agradável, seca e sem chuvas. Isso se deve aos fortes ventos denominados ciclones, que baixam a temperatura ambiental ao nível de um clima moderado durante quase o ano todo, salvo nos meses de verão, quando a temperatura se eleva e o local se converte em destino turístico por seus balneários Puerto Etén e Pimentel.

Normalmente, seu clima varia entre 15 e 23 graus centígrados. Com uma periodicidade que varia entre os sete e os quinze anos, ocorrem, porém, temperaturas bastante elevadas que podem passar dos 35°C graças ao fenômeno El Niño, com chuvas regulares e aumento exagerado do volume dos rios. Até mesmo o El Niño de 1998, que chegou a ocasionar chuvas diárias de 100 mm no mês de fevereiro, viu-se superado pelo El Niño de março e abril de 2017.

As consequências foram a perda de vidas humanas, um grande contingente de desaparecidos, de feridos, a destruição de centenas de lares e de infraestruturas (escolas, residências de idosos, hospitais e centros de saúde, edifícios de serviço público), a interdição de vias de transporte, dificuldades na distribuição de energia elétrica e de água potável e a proliferação de enfermidades.

As ajudas públicas procedentes das diversas Administrações foram completamente insuficientes, uma vez que se ultrapassaram todas as previsões e capacidades, e a muitas áreas rurais se chegou muito tarde ou nem sequer se chegou ainda.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english