- Apresentado um projeto para a promoção da democracia e o empoderamento local na Amazônia peruana
02-06-2017 Pamplona, Navarra
Criar comunidades menos dependentes, mas em sinergia com as autoridades, dotadas de líderes locais bem formados, com capacidade de participação social ativa e eficiente numa região rural esquecida é o objetivo deste projeto, que luta contra a pobreza e a exclusão.
A ONGD Haren Alde acaba de apresentar ao Governo de Navarra, na Espanha, um novo projeto de cooperação para o desenvolvimento intitulado “Fortalecimento dos mecanismos democráticos de conciliação e participação cidadã no distrito de Chachapoyas, capital da Região Amazonas. Peru”.

O projeto consta, em sua maior parte, de ações formativas para que a comunidade local tenha todas as ferramentas necessárias para sua interlocução habitual com as autoridades, consiga uma importante capacidade de autogestão e gere assim, por si mesma, novas iniciativas que a torne protagonista de seu próprio desenvolvimento.

O projeto, em colaboração com Cáritas Chachapoyas, está orçado em algo mais que 215.000 euros (cerca de 784.000 reais) investidos em duas fases, durante dois anos continuados. A maior parte do orçamento - cuja fração de 97% se espera conseguir através da convocatória de projetos de desenvolvimento do governo da Comunidade Foral de Navarra - será destinada a possibilitar toda uma série de formações que permitam o empoderamento da sociedade local, das comunidades rurais, da mulher e dos hoje mais excluídos socialmente.

Só com uma população local bem formada e organizada, capaz de negociar e de conhecer seus direitos e possibilidades, é que se podem procurar sinergias que articulem os esforços do Estado, do setor privado e da sociedade civil. Assim, os habitantes daquela parte da Amazônia peruana comparecerão às mesas de negociação como ativos interlocutores.

É algo absolutamente necessário para alcançar o desenvolvimento de propostas claras e viáveis que ajudem a enfrentar a pobreza de forma efetiva. A formação significará uma melhoria da governabilidade democrática e da inclusão social no referido distrito de Chachapoyas.

Caso o projeto seja aprovado, e através de Cáritas Chachapoyas, será organizada uma série de oficinas e cursos e serão elaborados materiais adequados para a população local, orientados ao fortalecimento de líderes comunitários, ao acompanhamento e à assistência realista à sociedade local, às organizações comunitárias e às associações de moradores.

Dado o nível de formação dos habitantes da mencionada região, mais afastada dos centros econômicos e sociais mais desenvolvidos do país, viu-se como necessário que os conhecimentos sobre os valores cívicos e democráticos, os direitos e a capacidade de autogestão sejam melhorados, para lograr, assim, no futuro, maior impacto em qualquer projeto social e econômico de desenvolvimento.

Procura-se, pois, uma participação cidadã maior e mais qualificada, a melhoria da gerência de entidades sociais locais e a participação efetiva em espaços de diálogo público e político como a Mesa de conciliação para a luta contra a pobreza e a exclusão social.

Além disso, depois dessas formações, espera-se que as comunidades locais sejam muito mais capazes de apresentar suas demandas de investimento através de orçamentos participativos e de instâncias como as 23 associações de moradores já existentes, que veriam fortalecido e enriquecido o seu papel.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english