- A nova presidência de Haren Alde reúne-se com os assessores e coordenadores JAR na Europa
31-05-2017 Madri, Espanha
No último dia 20 de maio, convocados em Madrid pelo presidente do Secretariado Geral de Pastoral Vocacional e Juvenil e contando com a presença do Prior geral da Ordem, os assessores e os coordenadores do movimento juvenil recoleto dialogaram com Frei Simón Puertas, membro da Comissão de Apostolado Social da Ordem e presidente da ONGD Haren Alde.
Nos dias 19 e 20 de maio, o Colégio Agostiniano dos Agostinianos Recoletos, no madrileno bairro da Estrela, sediou o encontro de promotores vocacionais e assessores das Juventudes Agostinianas Recoletas (JAR) para a Europa, com a assistência de religiosos procedentes da Espanha, da Inglaterra e da Itália.

Tanto o Prior geral da Ordem, Frei Miguel Miró, como o presidente do Secretariado Geral de Pastoral Vocacional e Juvenil, Frei Juan Pablo Martínez, convocaram e acolheram os participantes do encontro. O trabalho dividiu-se nos dois dias de convocatória, dedicando-se cada um deles a um âmbito concreto de ação, a saber, à pastoral vocacional e à pastoral juvenil.

No sábado, 20 de maio, abordaram-se as JAR e a reunião contou com a presença de quatro jovens leigos: Miguel Gonzalo, coordenador geral JAR na Espanha e responsável pela pastoral nos colégios recoletos de Guadalajara; Antonio Vázquez, das JAR Chiclana; Lina Domínguez e Mariutxy Ospina das JAR Londres.

Durante o encontro, houve um momento importante dedicado à solidariedade, com a presença, a acolhida e o diálogo com o agostiniano recoleto Frei Simón Puertas, membro da Comissão de Apostolado Social, presidente da ONGD Haren Alde e encarregado de enchaminhar a integração da ONG na rede solidária ARCORES juntamente com todas as entidades sociais do âmbito recoleto.

O Prior geral da Ordem dos Agostinianos Recoletos, Frei Miguel Miró, apresentou Frei Simón aos presentes indicando a importante aposta da Família Agostiniana Recoleta nos trabalhos sociais e evangelizadores, pelo fato de ser dita dimensão social é um importante fator de revitalização pessoal e comunitária. Também animou a fazer da solidariedade um sinal de presença do carisma recoleto na sociedade e, especialmente, entre aqueles que mais sofrem a desigualdade, a injustiça e a falta de oportunidades.

Frei Simón tomou a palavra para lembrar que “ARCORES pretende ser uma instância de comunhão e de diálogo, em que todos se sintam responsáveis, comprometidos com o mundo em que vivemos, com a realidade e o lugar onde estamos; temos de oferecer essa sensibilidade social aos membros das JAR, para que haja verdadeiro engajamento dos jovens neste campo” - indicou.

Debateu-se acerca da inclusão da agenda social como parte importante do trabalho evangelizador das JAR, um importante nexo de união do carisma agostiniano recoleto com os ideais do jovem no mundo todo e um caminho certo de formação e de conformação da pessoa com esse carisma.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english