- Saúde bucodentária para 6.200 alunos de São Cristóvão, República Dominicana
09-06-2017 Pamplona, Navarra, Espanha
A ONGD Haren Alde pretende melhorar a saúde bucodentária dos alunos dos centros educativos públicos situados no território da Paróquia de Nossa Senhora da Paz, dos Agostinianos Recoletos, em São Cristóvão (República Dominicana) com a ajuda da Prefeitura de Pamplona (Navarra, Espanha).
A ONGD Haren Alde e o ambulatório médico paroquial Nossa Senhora da Paz dos Agostinianos Recoletos, em São Cristóvão (República Dominicana), apresentou um projeto à convocatória de cooperação internacional da Prefeitura de Pamplona (Navarra, Espanha) por meio do qual, caso seja aprovado, poderá oferecer sensibilização, formação e atenção odontológica necessária aos alunos e às alunas das escolas públicas da região atendida pela paróquia e pelo ambulatório na mencionada cidade dominicana.

O projeto tem um orçamento total de 55.100,97 euros (200.862,32 reais), de cujo montante se solicita algo mais que 60% ao município pamplonês e o restante será coberto, em sua maior parte, pelo próprio ambulatório, para atender a um total de 6.199 alunos e alunas, com idades entre 3 e 12 anos, matriculados nas 23 escolas públicas do distrito escolar 04-03 Regional São Cristóvão.

A escola será o espaço em que principalmente se desenvolverá o projeto, por meio de ações de sensibilização e educação na área da higiene dental, bem como de identificação de casos que requeiram atenção odontopediátrica básica, quer profilática, quer operatória ou cirúrgica).

O Ministério da Educação dispõe, na região, de um único ônibus dotado de equipamento dentário para um total de seis distritos educativos, meio que mal chega a suprir a mínima necessidade neste aspecto, se se considera o número de alunos a que teoricamente presta atendimento.

Por outro lado, as famílias das quais procede o alunado do distrito educativo que se pretende atender no projeto têm, em sua maior parte, ocupações de economia informal, razão pela qual os tutores legais e pais das crianças não contam com acesso ao regime contributivo da Previdência Social, que lhes ofereceria cobertura de atenção dentária.

O Dispensário Médico Paroquial Nossa Senhora da Paz oferece, desde 1992, uma ampla gama de serviços médicos, medicamentos e tratamentos terapêuticos, bem como ações de prevenção, à população mais carente e vulnerável da região. Com a ajuda de muitas instituições, pessoas e voluntários, goza-se hoje de merecida fama entre a população, que sabe que conta com profissionais qualificados e serviços de clínica geral, ginecologia, ultrassonografia, psicologia, psiquiatria, oftalmologia, cardiologia, pediatria, odontologia e ortodontia, gastrenterologia e análises clínicas.

O centro é habilitado e reconhecido pelo Sistema Nacional de Saúde da República Dominicana.


© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english