- Um ambiente mais saudável nos lares e maior cuidado com o meio ambiente na comunidade de Lancheconga
07-06-2017 Arnedo, La Rioja, Espanha
Com ampla experiência na adoção de um sistema de cozinhas aprimoradas nos lares, a ONGD Haren Alde solicitou, no último concurso de projetos de cooperação para o desenvolvimento da localidade riojana de Arnedo, dotar 50 famílias de um lar sem fumaça e menos contaminante.
A solução de cozinhas aprimoradas com exaustão de fumaça e proteção da área de queima para maior eficiência calorífica, além de formação sobre higiene e tratamento de detritos, tem dado a milhares de famílias peruanas melhor qualidade de vida.

Esse sistema elimina a incidência de enfermidades respiratórias e oftalmológicas derivadas da presença contínua de fumaça no interior das moradias e, a um só tempo, permite um menor consumo de matéria vegetal para a produção calorífica, com a consequente economia de recursos financeiros e de trabalho para a família e o cuidado mais adequado do meio ambiente.

A ONGD Haren Alde quer levar essas enormes vantagens da vida cotidiana até a comunidade rural de Lancheconga, situada no distrito de Huambos, província de Chota, Departamento de Cajamarca, Peru. Trata-se de um lugarejo em plenos Andes peruanos, com comunidades rurais muito pequenas e pobres. Neste caso, ao redor de 50 famílias teriam acesso ao benefício.

Atualmente, as casas do lugar seguem o modelo arquitetônico tradicional regional, em que o fogo se acende no chão, dentro de casa, e se faz uso de pedras como base para apoiar as panelas. Isso provoca muitos acidentes e enfermidades, que afetam negativamente a vida cotidiana das pessoas. Tal sistema tradicional obriga, também, a um consumo excessivo de matéria vegetal, dada a pequena eficiência de um fogo sem proteção, mermando-se a capacidade econômica da família e aumentando, além disso, o desmatamento florestal.

O custo total do projeto é de 15.795 euros (cerca de 57.580 reais), 66% dos quais se pedem ao município arnedano, ao passo que o restante dos gastos se há de dividir entre os beneficiários, a municipalidade distrital de Huambos e Haren Alde Chota.


© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english