- A ONGD Haren Alde volta a Serra Leoa com um projeto de construção de uma nova escola
12-06-2017 Pamplona, Espanha
Acaba de apresentar-se ao Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento das Entidades Locais de Navarra um projeto para construir uma nova escola na localidade de Tembu, que prestará serviço a outros seis povoados e atenderá a cerca de 300 crianças em idade escolar.
A ONGD da Família Agostiniana Recoleta, Haren Alde, em coordenação com a Cáritas da Diocese de Makeni (Serra Leoa) e a comunidade agostiniana recoleta de Kamalo, capital da região de Sanda Loko, acaba de apresentar ao Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento das Entidades Locais de Navarra um projeto que permitirá, caso seja aprovado, dar atenção a cerca de 300 crianças das aldeias de Tembu (onde se erguerá a infraestrutura), Sahame, Makeragbo, Madina Limba, Rogbom, Mabantha e Makanka.

A escola contará com 174 metros quadrados de salas novas que permitirão abandonar o edifício em que a atual escola vem funcionando e que se encontra em ruínas, além de ser insuficiente em suas dimensões. As quase 160 crianças do povoado de Tembu, onde a escola ficará, e as 130 provenientes das pequenas povoações dos arredores terão assim um espaço adequado para sua educação primária.

Ocorre que, além disso, muitas crianças das pequenas aldeias mencionadas nem sequer estão atualmente matriculadas em escola, já que não há, naqueles povoados, estrutura educativa alguma e a atual, de Tembu, não lhes pode prestar serviço.

O custo total dessa infraestrutura é de 27.768,75 euros (102.812,40 reais). Desse montante, foram pedidos 76% à entidade a que se apresenta o projeto na convocatória, ao passo que a quantia restante será conseguida localmente, através de terrenos, mão de obra e outras contribuições valorizadas.

Os Agostinianos Recoletos contam com duas comunidades no Distrito de Bombali, a que pertence o povoado de Tembu, nas cidades de Kamalo (a partir da qual se presta assistência também à cidade de Kamakwie) e de Kamabai. Situado na Província Norte, cuja capital é Makeni, esse distrito conta, atualmente, com quase 610.000 habitantes e é o segundo maior do país em extensão.

A população do distrito é muito variada em quase todos os sentidos, especialmente em relação à etnia (sendo as majoritárias as etnias dos Temnes e dos Limbas) e à religião (com predominância muçulmana, mas importantes setores da população ligados a alguma das diversas denominações cristãs).


© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english