- Apresentado à Junta de Castela e Leão um projeto para dotar de água potável a comunidade rural de Surumayo, em Chota
26-06-2017 Valadolid, Espanha
Caso seja aprovado, os 460 habitantes dessa pequena comunidade rural situada no distrito de Conchán, província de Chota, departamento de Cajamarca, no Peru, contarão com um sistema completo de captação, potabilização e distribuição de água em seus lares.
A Delegação em Castela e Leão da ONGD Haren Alde apresentou um novo projeto para dotar de água potável as residências da pequena comunidade rural de Surumayo Setor 1, situada no distrito de Conchán, província de Chota, no departamento peruano de Cajamarca.

O projeto, que seria realizado em seis meses, incluiria um sistema completo de água potável para as residências daquela pequena comunidade rural habitada por menos de 500 habitantes, que atualmente conseguem água em regatos e arroios, muitos já contaminados pela ação do gado, pelos detritos ou pela falta de canalização do esgoto.

Resultado disso é uma alta incidência de enfermidades tais como diarreias, problemas gástricos e digestivos, desidratação severa e infecções, que vitimam especialmente os mais pequeninos e as gestantes.

Uma vez captada a água em mananciais ou regatos situados acima de qualquer povoação, pretende-se construir um sistema de cloração por gotejamento, que a descontaminaria, e uma cisterna de armazenamento a partir da qual se distribuiria o líquido por meio de uma torneira em cada lar.

Além da construção do sistema, formar-se-iam agentes locais para a manutenção da nova estrutura, bem como se procederia a dar formação a cada família para o melhor uso e desfrute da água e para a correta eliminação do lixo, do esgoto e de outros agentes contaminantes.

O custo total do projeto é de quase 75.000 euros (quase 280.000 reais). Solicita-se um pouco menos de 80% desse montante ao governo castelhano-leonês, sendo o restante oferecido tanto por Haren Alde Chota, como pelos próprios beneficiários.


© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english