- O Conselho geral da Ordem inicia o processo de criação da rede solidária agostiniana recoleta ARCORES
30-06-2017 Roma, Itália
O Prior geral e seu Conselho reuniram-se no passado dia 16 de junho em sessão especial que marcou o início do processo fundacional e de extensão corporativa da rede solidária internacional ARCORES, aprovando o rascunho enviado a todas as províncias recoletas para seu estudo e consideração.
As Constituições da Ordem dos Agostinianos Recoletos insistem em que os sinais dos tempos exigem uma consciência comprometida ante os problemas reais da sociedade em cada momento histórico.

Assim, urgem com o membro da Ordem para que assuma a opção preferencial pelos pobres, pela família e pela vida, arbitrando, a partir de um discernimento compartilhado, as respostas adequadas na evangelização e na pastoral. Do mesmo modo, o texto constitucional insta a comprometer-se naquelas iniciativas que promovam a justiça social, a solidariedade, a paz e a integridade da criação.

Essa foi, precisamente, a inspiração que moveu o 55º Capítulo Geral a integrar no organograma da Ordem e de cada uma de suas províncias uma Comissão de Apostolado Social (CAS) para ajudar a revitalizar essa importante dimensão evangélica no carisma agostiniano recoleto.

A CAS geral e, a seu devido tempo, as CAS provinciais querem despertar, alimentar e acompanhar o espírito missionário, de justiça e de solidariedade universal, próprio da Igreja e do carisma agostiniano recoleto, fazendo que dita dimensão se converta num eixo transversal da vida e da atividade pastoral e missionária de cada membro e de cada comunidade da Família Agostiniana Recoleta.

Para que essa dimensão solidária se faça tangível, reconhecível e próxima a todos, a CAS impulsiona desde a sua criação a criação de ARCORES Internacional, uma rede de solidariedade que agrupa as organizações sociais e as ONGs do entorno da Família Agostiniana Recoleta.

Essa rede coordenará as ONGDs e as organizações sociais entre si, com as comissões de apostolado social - geral e provinciais - e com os diversos ministérios da Família Agostiniana Recoleta no mundo.

O projeto ARCORES foi apresentado pelos representantes da CAS ao Prior geral e a seu Conselho no dia 16 de junho, junto com toda uma série de documentação que concretiza os passos no futuro mais imediato e descreve a realidade e a ação de ARCORES.

Tendo-o valorizado como importante iniciativa de revitalização para a Ordem e para a Família Agostiniana Recoleta, o Conselho geral enviou toda a documentação (apresentação e estatutos) às diferentes províncias para que estudem nos conselhos provinciais e apresentem todas as sugestões que estimarem oportuno.

A palavra ARCORES divide-se em três elementos: “AR” evoca “família agostiniana recoleta”. Uma única família que, rica em matizes, trabalha unida. “CORE” sugere coração, núcleo. A nossa é uma “cooperação” com o coração, nascida da solidariedade mais profunda com as pessoas, os povos e a criação. “S” sugere pluralidade. Além disso, os três elementos podem ser referência a “Agostinianos Recoletos” e “Coração” nos idiomas espanhol, português e inglês.

A atividade de ARCORES não estará centrada somente na gestão e canalização de ajuda, mas, principalmente na sensibilização, na educação para o desenvolvimento, na promoção e na lucha contra as causas estruturais da pobreza, no trabalho no âmbito de Justiça e Paz e de integridade da criação… Também apoiará a execução de projetos de desenvolvimento e de intervenções sociais de diverso grau e alcance, em colaboração com as populações locais.

ARCORES servirá de guarda-chuva para todas as obras e organizações sociais apoiadas pela Família Agostiniana Recoleta. A rede oferecerá seis departamentos que atenderão uma ampla variedade de serviços: Sensibilização e educação para o desenvolvimento; Formação e voluntariado; Projetos; Administração e gestão; Comunicação; Incidência político-social.

No próximo mês de outubro, todas as considerações feitas pelas províncias voltarão a ser tratadas pelo Prior geral e seu Conselho para a aprovação final do projeto. No fim de novembro, durante o encontro de priores provinciais que terá lugar em Granada (Espanha) será oficialmente apresentada a constituição de ARCORES Internacional e das primeiras ARCORES nacionais.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english