- CAS e ARCORES apresentam-se às comunidades de Madrid e propõem uma equipe de trabalho para um futuro projeto social da Família OAR
03-07-2017 Madri, Espanha
No último dia 27 de junho, a Comissão de Apostolado Social da Ordem dos Agostinianos Recoletos e ARCORES, a rede solidária internacional em fase de constituição desta mesma família religiosa, convidaram os membros da Família recoleta em Madrid para apresentar-lhes o projeto solidário comum e fazer propostas de intervenção com vistas ao futuro.
O presidente da Comissão de Apostolado Social da Ordem dos Agostinianos Recoletos e conselheiro geral da Ordem, Frei Antonio Carrón, e o também agostiniano recoleto Frei Simón Puertas, presidente de Haren Alde, ONGD da Família Agostiniana Recoleta, que fará parte da Rede Solidária Arcores, assim que esta se achar constituída, chamaram a uma reunião, no último dia 27 de junho, diversos representantes das comunidades da Família Agostiniana Recoleta em Madrid.

Ao todo, 25 pessoas estiveram presentes, provenientes de todas as comunidades dos Agostinianos Recoletos em Madrid capital, Las Rozas e La Fortuna (Leganês). Havia religiosos recoletos procedentes de paróquias (Santa Mônica, Santa Rita, Barajas, Santa Florentina), do Colégio Agostiniano e da Casa de Formação Santo Agostinho de Las Rozas; duas representantes das Missionárias Agostinianas Recoletas; voluntários da ONGD Haren Alde dos diversos ministérios e da sede central, e uma representante da Comissão de Missões e Desenvolvimento Social da Província de São Nicolau de Tolentino.

O encontro começou por uma oração centrada na situação vivida pela Venezuela, pedindo a paz e o bem-estar do povo venezuelano, tal como o próprio Prior geral da Ordem propôs a toda a Família Agostiniana Recoleta no passado mês de maio. Posteriormente, Frei Simón Puertas deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos.

Frei Antonio Carrón explicou, em seguida, um informe de situação que partia das decisões do Capítulo Geral de outubro de 2016, com respeito à ação socioevangelizadora dos Agostinianos Recoletos. Recordou que a solidariedade é parte necessária da vida, da missão e do carisma da Ordem.

Fr. Carrón apresentou as funções e a composição da nova Comissão de Apostolado Social, e suas atribuições de despertar, alimentar, acompanhar, animar e coordenar qualquer ação social no âmbito desta Família religiosa; bem como de potencializar a adesão à identidade e à missão agostiniana recoleta de todas as organizações, pessoas e projetos que levam a cabo uma tarefa social determinada.

Logo depois, explicou-se a iminente realidade de ARCORES como Rede Solidária Internacional, suas funções e tarefas em âmbitos como formação, assessoramento, voluntariado, comunicação, sensibilização, educação para o desenvolvimento, projetos e ações solidárias, incidência política e social…

O calendário de implantação dessa Rede Solidária tem como meta o último trimestre do corrente ano, quando ela já puder ser apresentada oficialmente, depois da reunião do Prior geral com os priores provinciais em Monachil (Granada). Os passos para sua constituição oficial perante as autoridades civis já estão sendo dados na Espanha, nas Filipinas, no México e no Peru.


MADRID

Com respeito às possibilidades de colaboração e engajamento das comunidades locais da Família Agostiniana Recoleta em Madrid na nova Rede Solidária, tanto Frei Simón como Frei Antonio animaram todos os ministérios a colaborar dentro de suas possibilidades. Recordaram que a força de uma Rede baseia-se na colaboração de todos, no conhecimento mútuo e no apoio a partir das possibilidades de cada um dos membros.

Foram apresentadas, a propósito, diversas iniciativas que já se levam a cabo em Madrid através de redes intercongregacionais, via CONFER (a confederação que une todos os religiosos, consagrados e sociedades de vida apostólica na Espanha) ou via REDES (a coordenadora de ONGDs nascidas de diversos carismas religiosos católicos).

Tais projetos são exemplos e possíveis saídas para uma reivindicação que há muito tempo se faz por parte do governo geral da Ordem e de muitas outras pessoas e membros da Família OAR, que propõe a gestão ou a participação nalgum projeto social na Espanha.

Finalmente, foi constituído um primeiro grupo de trabalho que apresentará informes sobre as possibilidades de colaborar nalgum desses projetos junto com outras redes e congregações, ou até mesmo através da adoção de algum projeto próprio. Será um primeiro passo para estudar, depois, junto com os governos provinciais, as distintas possibilidades de se ouvir essa reivindicação de muitos membros da Família Agostiniana Recoleta.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english