- “É necessário conscientizar os povos amazônicos acerca de seus próprios direitos”
28-09-2017 Madri, Espanha - Bragança, PA
Dom Frei Jesús María Cizaurre (Valtierra, Navarra, Espanha, 1952) é agostiniano recoleto e, desde agosto de 2016, Bispo de Bragança do Pará, diocese de mais de 800.000 habitantes e que abarca vinte municípios na divisa do estado amazônico do Pará com o do Maranhão, próxima à desembocadura do Rio Amazonas.
Dom Frei Jesús María Cizaurre, navarro de 65 anos de idade, religioso agostiniano recoleto e atual Bispo Diocesano de Bragança do Pará, ao norte do Brasil, é um bom conhecedor da realidade amazônica. Antes de servir na sua atual diocese, foi por 16 anos Prelado de Cametá, também no âmbito amazônico, na desembocadura do rio mais caudaloso do mundo e em meio à floresta virgem, pulmão do planeta.

Em recente visita à Espanha, passou pela sede central da ONGD da Família Agostiniana Recoleta, Haren Alde, com a qual tem levado a cabo numerosos projetos desde que dirigia a Igreja Católica em Cametá, nos últimos anos.

Todos eles são projetos de promoção humana, defesa da vida, formação de líderes, atenção à saúde infantil ou produção para a economia familiar contra a pobreza e a destruição do meio ambiente. Também organizou apadrinhamentos para promoção dos estudos e o futuro dos mais pequeninos.

“A promoção humana é consubstancial à evangelização e, em nossa diocese de Bragança do Pará, a prioridade em termos de promoção humana é a conscientização das pessoas acerca de seus direitos” – indicou sobre seu atual labor conforme a dimensão social de seu serviço episcopal.

A busca de alternativas à precariedade laboral e ao trabalho informal, à falta de dignidade nas moradias, à violência intrafamiliar e social, à promoção da saúde e da higiene são os principais desafios nos projetos sociais que estão sobre a mesa do bispo recoleto.

A atenção aos mais pequeninos também é importante; Dom Cizaurre, por isso, apoiou e promoveu projetos que oferecem reforço escolar, lazer saudável e formação em direitos, como forma prática de superar contextos de grande violência social e contínuos atropelos aos direitos humanos.

Dom Cizaurre participa, como outros bispos agostinianos recoletos da região, da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). “Esta rede é importante para a defesa dos direitos humanos em nossa terra, em que vivem dois milhões de pessoas, e que, aos olhos das autoridades brasileiras e das empresas, só é um lugar do qual extrair riquezas naturais ou no qual pôr em marcha vastas explorações agroindustriais, que prejudicam a terra e expulsam os seus habitantes”.



Para saber mais:

Jornada solidária no bairro de São Brás de Madrid em favor da vida em Cametá.
Atenção de saúde preventiva para 152 menores em Cametá.
Melhoria da saúde infantil em Cametá.
Segunda fase da piscicultura em Cametá.
Primeira produção da primeira fase do viveiro de Cametá.







© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english