- Ferrovial visitará as 164 famílias que receberam água potável nos Andes peruanos graças à sua colaboração
18-10-2017 Madri, Espanha
Dentro de seu plano de responsabilidade social corporativa, FERROVIAL colaborou com dois terços do financiamento dos sistemas de água para 164 famílias, em colaboração com a ONGD agostiniana recoleta Haren Alde no Peru. Essa empresa é conhecida por sua capacidade e qualidade na construção, manutenção e gestão de grandes infraestruturas no mundo inteiro.
Em 2016, FERROVIAL aprovou, no âmbito de suas ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), o cofinanciamento de um projeto de cooperação internacional apresentado por Haren Alde, a ONGD da família agostiniana recoleta, para oferta de água a três comunidades rurais andinas no distrito de Paccha, em Cajamarca (Peru).

O projeto beneficiou 164 famílias de três comunidades rurais andinas: Laurelpampa, Iglesiapampa e Matibamba. Todas elas contam agora, em seus lares, com uma torneira de água potável e em quantidade suficiente para todas as suas necessidades de consumo, higiene pessoal, higiene do lar e consumo de animais de criação não intensiva associada ao lar e às suas imediações.

O investimento total do projeto foi de 150.000 euros, dos quais 100.000 (66%) foram pagos pela construtora, permitindo a instalação material dos sistemas completos necessários: captação em fontes d’água de oferta contínua, armazenamento seguro para que o líquido esteja disponível 24 horas por dia, potabilização e eliminação de contaminantes, distribuição por gravidade e chegada direta ao lar, sem necessidade de ser, em seguida, transportada para cada casa pelas famílias.

Além das instalações materiais, as famílias receberam capacitação sobre o uso da água corrente, a higiene pessoal e do lar. Essa formação no lar incluiu aspectos como o manejo seguro do lixo e o uso e manutenção de aterros sanitários de pequenas dimensões.

Também receberam formação e capacitação as pessoas que fazem parte agora da Junta Administradora dos Serviços de Saneamento (JASS). Essa nova entidade será encarregada da operação, da manutenção e da sustentabilidade no longo prazo de todos os serviços recebidos. A capacitação foi ministrada conjuntamente com as autoridades municipais, através da Área Técnica Municipal de Paccha.


Visita

O responsável pelos Programas de Responsabilidade Social Corporativa de Ferrovial, Gonzalo Sales, acompanhado por Diego Rodríguez, membro do mesmo departamento, viajaram, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, até aquela região peruana para conhecer em primeira mão não apenas este, mas também outros projetos da Família Agostiniana Recoleta na região.

No último dia 9 de outubro, Gonzalo Sales recebeu os atuais responsáveis pela ONGD Haren Alde e pela Rede Solidária Agostiniana Recoleta ARCORES. Recordou e agradeceu pelo grande impacto social e humano dos projetos de água que a ONGD agostiniana recoleta vem desenvolvendo nos Andes peruanos, que já beneficiaram milhares de famílias do entorno rural mais abandonado pelos investimentos das autoridades.


© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english