- A Prefeitura de Laguna do Douro (Espanha) colaborará com o projeto de água e saneamento de Terra Solidária (Lábrea, AM)
20-10-2017 Laguna do Douro, Espanha
O mencionado município valisoletano concedeu uma subvenção pública de 1.350 euros para a construção de uma fossa séptica que atenderá dois lares, colaborando assim num programa que dotará de água potável e saneamento um bairro de casas solidárias de 103 moradias.
A Prefeitura de Laguna do Douro (Valladolid, Espanha), em sua convocatória de subvenções públicas a projetos de cooperação e desenvolvimento, concedeu à ONGD Haren Alde da Família Agostiniana Recoleta a quantia de 1.350 euros, que representam 42,34% do orçamento total para dotar de fossa sanitária séptica a dois lares.

Trata-se de parte de um grande programa de água potável e saneamento que se leva a cabo no bairro de casas comunitárias “Terra Solidária”, em que vivem 103 famílias que receberam as novas residências por encontrar-se numa situação prévia de moradia precária.

O programa em conjunto tem diversas fases, desde a solução dos problemas de água potável, através de sistemas completos de captação, armazenamento, potabilização e distribuição; até a construção de banheiros, fossas sépticas e rede de esgoto para evitar problemas de contaminação e de enfermidades derivadas da falta de higiene e da presença de águas negras junto aos lares.

O lote de casas “Terra Solidária” tem uma extensão de 45.500 metros quadrados e se localiza na Rua 24 de Agosto, no bairro d’A Fonte. Ali vivem 103 famílias em moradias sociais concedidas por um projeto prévio de casas comunitárias.

A contribuição do município de Laguna do Douro permitirá reduzir a exposição a enfermidades infecciosas e parasitárias transmitidas pela falta de hábitos de higiene e um sistema inadequado de eliminação de resíduos e águas negras.

O financiamento concedido permitirá que dois famílias (9 pessoas) contem, em seus lares, com um sistema de saneamento projetado em colaboração direta com a Universidade Politécnica de Madrid, pela Rede de Engenharia Solidária e Educativa (RISE, sigla em espanhol), incluindo alunos e professores, voluntários, que levaram a cabo os estudos necessários bem como o acompanhamento da obra.

Graças à solidariedade de Laguna do Douro construir-se-há uma fossa sépticas, ministrar-se-á formação e sensibilização em higiene integral aos beneficiários e será criado um Comitê de Água e Saneamento, regido por estatutos e compromissos de manutenção e sustentabilidade das infraestruturas comunitárias.

Una vez finalizado o programa, o bairro terá sido dotado de água potável suficiente, de qualidade ótima e durante todas as horas do dia, para todas as necessidades de consumo e higiene; bem como de 52 fossas sépticas e 103 banheiros de alvenaria, em vista do qual, outras muitas entidades continuam colaborando.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english