- Outubro e novembro: meses para aprender sobre valores e desfrutar da amizade
07-11-2017 Caracas, Venezuela
As crianças atendidas pelo Centro Comunitário São Judas Tadeu do bairro do Polvorim, em Caracas, dedicaram cada semana a novas aventuras de aprendizagem e levaram a cabo numerosas atividades que combinam a brincadeira, a convivência e a aprendizagem.
O Centro Comunitário São Judas Tadeu de Caracas (Venezuela), gerenciado pelos Agostinianos Recoletos, tem uma importante atividade com as crianças do bairro do Polvorim, onde se situa. Elas pertencem a famílias desfavorecidas, especialmente golpeadas pela crise social e econômica do país.

Várias dessas crianças são beneficiárias do Projeto Estrela de Apadrinhamentos da ONGD agostiniana recoleta Haren Alde. Na companhia da coordenadora e de um educador do Centro Comunitário, desfrutam de diversas brincadeiras de integração e competição, aprendem sobre os valores da convivência social, recebem uma merenda e apoio para seus gastos derivados do estudo e da escola.

Entre as atividades que se levaram a cabo nas últimas semanas, destaca-se a elaboração dos cartões de felicitação de Natal para os padrinhos e as madrinhas do Projeto Estrela. Com carinho, desenharam-nos, fazendo-se presentes assim, de uma maneira alegre e singela nos lares de seus padrinhos e madrinhas da Espanha.

Nestas semanas, pôde-se atender também a um caso de saúde, mediante a entrega de óculos a uma das meninas que tinha necessidade de correção visual. Prosseguiram as atividades habituais, como a oficina de valores (3 de novembro), o projeto “Formadores inquietos” (31 de outubro), uma oficina especial sobre os Direitos Humanos (13 e 27 de outubro) e outra sobre o valor da segurança pessoal e familiar (20 de outubro).

Além do mais, para as crianças católicas e suas famílias, que desejavam ser acompanhadas na fé e vivê-la de um modo mais comunitário, preparou-se um curso sobre a Bíblia, uma jornada especial de celebração de Santo Tomás de Vilanova (padroeiro da Província religiosa agostiniana recoleta que gerencia o centro) e uma recitação infantil do rosário, aberta a todos.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english