- 1.700 alunos de Castela-e-Leão participam de oficina de cooperação e voluntariado
25-04-2011 Valladolid (Espanha)
De 4 a 8 de abril de 2011, a Delegação da ONG Haren Alde em Castela-e-Leão realizou uma campanha especial de motivação e sensibilização à solidariedade no Colégio Santo Agostinho de Valladolid, centro educativo de ensino infantil, fundamental e médio dos Agostinianos Recoletos na capital castelhano-leonesa.
O Colégio Santo Agostinho desempenha habitualmente uma atividade solidária em favor das missões e dos projetos sociais dos Agostinianos Recoletos na Amazônia brasileira e na região de Biriwa, Serra Leoa. Alunos, familiares e professores sentem-se especialmente comprometidos e promovem diversas campanhas ao longo do ano letivo, graças às quais se enviam muitos recursos de apoio aos mais carentes de ambas as localidades.

No dia 8 abril, chegou ao ápice esta campanha especial de sensibilização, por meio da II Corrida Solidária, de que toda a comunidade educativa tomou parte. Nos dias anteriores, foi feita também uma intensa campanha de motivação, sensibilização e divulgação dos projetos e das atividades da ONG Haren Alde, bem como de seu compromisso solidário em favor de tantas pessoas.

Para tanto, elaboraram-se dois tipos de materiais pedagógicos com o objetivo de chegar a todos os alunos do centro. Preparados pela ONG, ditos textos destinavam-se especialmente aos diversos ciclos, desde os últimos anos do ensino fundamental ao ensino médio. Nos próximos dias, haverá possibilidade de acesso a esses folhetos através do presente portal eletrônico.

A comunidade educativa escolar teve, assim, ocasião propícia à reflexão, ao aprofundamento e à tomada de decisões concretas sobre importantes problemas humanos, fomentando-se atitudes solidárias e compromissos reais com os mais necessitados.

Previamente, Haren Alde entrara em contato com a Diretoria Geral de Políticas Migratórias e de Cooperação para o Desenvolvimento da Secretaria de Interior e de Justiça da Junta de Castela-e-Leão, como parte das relações institucionais habitualmente mantidas pela ONG com os diferentes governos autonômicos e locais na Espanha.

Com efeito, a presente atividade de sensibilização adequava-se aos conteúdos previstos pela Junta de Castela-e-Leão, uma vez que se enfocavam nela as condições de vida dos habitantes do Terceiro Mundo, mediante a exemplificação do planejamento e da execução de um projeto de desenvolvimento. Por último, promoveram-se igualmente ações de voluntariado.

A campanha foi dirigida, de um modo geral, a todos os alunos do Colégio Santo Agostinho (1.700) e, mais especificamente, aos do segundo segmento do ensino fundamental, que somam 540. Em cada um dos quatro anos do segundo segmento do ensino fundamental no Colégio Santo Agostinho, há cinco turmas de 27 alunos em média. Juntaram-se a eles os alunos do ensino médio, cerca de 230 meninos e meninas. O ensino médio estrutura-se em dois anos e, em cada um deles, há quatro turmas com una média de 29 alunos cada. Dado que em cada ano/série foi feita uma oficina, tivemos 28 oficinas no total.

A Junta de Castela-e-Leão destinou um financiamento de 3.600 euros que foi integralmente dedicado à edição, montagem e impressão dos materiais didáticos, folhetos e cartazes usados. Todo o pessoal que interveio foi voluntário, tanto os que se encarregaram da elaboração dos conteúdos dos materiais didáticos como os que promoveram a realização daquelas jornadas.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english