- Apadrinhamentos

Haren Alde viu nos apadrinhamentos uma das formas mais diretas de unir cidadãos do mundo desenvolvido a crianças que anseiam por uma vida melhor nos países em vias de desenvolvimento.

Com sua longa experiência nesse âmbito, Haren Alde tem contribuído, por um lado, a tornar eficaz o desejo de ajudar, comum a muitas pessoas comprometidas e solidárias e, por outro, a permitir que muitos jovens, a partir de sua própria educação, alcancem mais digno porvir.

Apadrinamientos
Crianças apadrinhadas em uma comunidade da Paroquia de Breves, ilha do Marajó (Brasil).
Os apadrinhamentos funcionam com um sistema de gestão que procura ser ágil, seguro e eficaz. Na sede central da organização, guardam-se os dados de padrinhos e dos beneficiados, bem como informações sobre a situação econômica do apadrinhamento.

Haren Alde estabeleceu uma série de requisitos para se participar do programa de apadrinhamentos, assim como diversos tipos de ajuda que melhor se enquadram numas ou noutras regiões em vias de desenvolvimento, por exemplo: bolsas de estudo, apadrinhamentos pessoais, apoio ao sistema educativo em geral, casos especiais.

O padrinho pode manter com o apadrinhado uma relação direta e escolhe a modalidade de pagamento que considerar mais apropriada.

Existem dois programas gerais de apadrinhamento gerenciados por Haren Alde: o projeto “Estrela” e o projeto “Criança na Escola”.

Projeto “Estrella”
Chico
Um dos apadrinhados em Changuinola, Bocas del Toro ( Panamá).
Tem como objetivo assegurar o sustento básico da criança até que complete 16 anos. Com uma contribuição de 15 euros mensais, garante-se que o apadrinhado cubra suas necessidades básicas de saúde, alimentação, educação e vestuário. Um responsável de zona de Haren Alde proporciona informação acerca da situação real do beneficiário e de sua família, garantindo que os recursos se utilizem para aquilo a que se destinaram. O enlace escolhe o melhor modo de se distribuírem os recursos: para comprar livros, roupas ou alimentos. Há, na atualidade, 2.196 crianças apadrinhadas sob esta modalidade.

Projeto “Criança na Escola”
Estudiante
Uma jovem do projeto de H. A. Criança na Escola em Kankintú, Bocas del Toro (Panama).
Tem como objetivo assegurar a educação do apadrinhado desde que ele ingressa na escola até que conclui o ensino médio. Com uma contribuição de 15 euros por mês, garante-se o pagamento de mensalidades escolares, uniforme, material escolar e transporte.

No presente caso, para evitar desigualdades e assegurar a educação de todas as crianças de uma determinada localidade, os recursos são encaminhados ao centro onde estuda a criança. O centro escolar informa a respeito do progresso dos alunos a seus padrinhos.

Há 259 crianças apadrinhadas sob essa modalidade.


© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english