Quiénes somos
Haren Alde
é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento nascida no seio dos Agostinianos Recoletos, ordem religiosa da Igreja Católica, que tem realizado, mediante a atividade missionária, um profundo labor social.

Haren Alde é também mais um meio de se dar cumprimento a alguns dos objetivos principais da Ordem dos Agostinianos Recoletos, a saber, promover os direitos humanos, a solidariedade, a justiça social, a igualdade de oportunidades, o desenvolvimento sustentável e a consecução das Metas do Milênio, proclamadas pelas Nações Unidas: valores, todos eles, incluídos no que a comunidade católica chamou, durante séculos, de “amor ao próximo”.

A Ordem dos Agostinianos Recoletos, desde os seus inícios, tem promovido esses valores. O que mudou, ao longo da história, foram os meios e as formas, paulatinamente adaptados ao modo de ser dos grupos sociais em que os frades recoletos trabalharam.

Desde finais do século XX, e a partir da própria prática geral da Igreja Católica, a colaboração com os leigos e com a sociedade levou à criação de novas estruturas que unem pessoas de bem diferentes procedências, culturas, credos e sensibilidades num só objetivo: que todos os homens vivam de acordo com a dignidade que de Deus receberam.

Por isso, embora Haren Alde seja o instrumento social de uma ordem religiosa católica, está aberta a todo tipo de pessoas, instituições públicas e privadas, a fim de conseguir objetivos comuns mediante ações comuns. Essas ações de Haren Alde não supõem nenhum tipo de discriminação por razão de religião nem fazem proselitismo. Levam-se a cabo em muitos países e culturas, e seus beneficiários são, em numerosos casos, pessoas de outras religiões ou crenças.

As instituições com que colaboramos são públicas e privadas, e nossos critérios de colaboração baseiam-se em exigências de qualidade, transparência e eficiência, e não em qualquer outro tipo de valores políticos, religiosos ou econômicos.

Nos seguintes subtítulos, definimos o que nos tem impulsionado a trabalhar pela justiça social, na perspectiva da solidariedade com o maior número possível de colaboradores e buscando a permanente união de vontades:

- Identidade

Para ver ésta página se requiere una nueva versión de Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Haren Alde en sus actividades de concienciación y reuniones de coordinación tanto de proyectos como de gestión interna.
Haren Alde é uma Organização Não Governamental, reconhecida como tal civilmente e que cumpre com todas as normativas consideradas no ordenamento jurídico da Espanha e da União Europeia para esse tipo de instituições.

Haren Alde nasceu em 1992, da iniciativa da Ordem dos Agostinianos Recoletos no sentido de acomodar as suas ações sociais à realidade atual. É uma chamada a unir um maior número de pessoas e instituições para, juntos, serem mais eficientes, com o olhar sempre posto nos beneficiários dos seus projetos.

Através de Haren Alde, a Ordem dos Agostinianos Recoletos mostra à sociedade o seu compromisso com os direitos humanos, com a justiça social, com a paz, com a promoção cultural, com o desenvolvimento sustentável e com a educação, como fator chave para o desenvolvimento das pessoas.

- Missão
A missão de Haren Alde é a de oferecer a programação, a gestão e a auditoria das obras sociais empreendidas pela Ordem dos Agostinianos Recoletos e por instituições afins ou nascidas no seio dessa Ordem religiosa, de modo a garantir sua eficiência e transparência, assim como o melhor uso dos recursos humanos e econômicos.

Para cumprir com essa missão, Haren Alde conta com as seguintes características:

Escuela Colombia
Estudantes em Barranquilla, Atlántico ( Colombia).
- Uma rede de colaboradores estendida por 21 nações, com mais de duzentas sedes potenciais.

- Uma presença de contrapartes estáveis no tempo, com credibilidade e responsabilidade.

- Uma instituição fundadora implicada no projeto social que a ONGd supõe.

- Um prestígio consolidado ante diversas instituições públicas e privadas que financiam os projetos.

- Uma estrutura simples e clara, que precisa de poucos meios para seu funcionamento e que não acrescenta custos operativos substanciais.


- Valores
Existem certos valores universais e perenes, embora possam vir a mudar de nomenclatura. Os Agostinianos Recoletos, desde o seu nascimento, no século XVI, e inclusive desde a sua mais remota origem na Família Agostiniana e na própria figura de Santo Agostinho, no século IV/V, têm promovido estes valores, ainda que os tenham chamado, ao longo do tempo, de diferentes maneiras: o amor ao próximo, a caridade cristã, a busca da verdade e a dignidade da pessoa identificam-se hoje com direitos humanos, Metas do Milênio, solidariedade, igualdade de oportunidades e educação.

Brasil
Equipe de misionários e voluntarios Haren Alde em Cametá, Brasil.
O que a Ordem promoveu, por séculos, em mosteiros e missões, mediante as suas próprias estruturas e ações, realiza-se hoje, em união com a sociedade, buscando o diálogo e a transparência.

Os Agostinianos Recoletos, mediante Haren Alde, estendem a mão a todas as pessoas de boa vontade, às instituições privadas e públicas, aos governos e às empresas, para oferecer a sua estrutura de trabalho, a sua presença nos países em vias de desenvolvimento, o seu conhecimento da zona e das pessoas, a sua gratuidade na entrega a esse trabalho e a sua experiência no trato humano e diário com os futuros beneficiados dos projetos.

Os principais valores que trazemos a esta tarefa comum são:

Garayoa. Acto solidario con Sierra Leona.
Ato solidário no colégio Santo Agostinho, de Valladolid, publicada no um jornal local.


Río de Janeiro
Voluntários no Rio de Janeiro.
- Uma ONGd caracterizada por sua efetividade nos serviços e nas ajudas que presta em âmbitos como Educação, Saúde, Infraestruturas, Promoção de Gênero e Igualdade de Oportunidades.

- Uma ONGd reconhecida por sua honradez, sua responsabilidade e sua transparência, avalizadas por tantos colaboradores e entidades que, ao financiarem os projetos, puseram sua confiança em nós.

- Uma ONGd que garante o desenvolvimento pessoal e profissional, a igualdade e a conciliação da vida familiar e laboral.

- Uma ONGd que conserva seu patrimônio e desenvolve seus projetos com critérios de sustentabilidade, integração dos povos e respeito às culturas.

- Uma ONGd comprometida com o meio ambiente a seu entorno, com as estruturas econômicas, sociais, históricas e culturais, e que incorpora em sua atividade os princípios de responsabilidade social corporativa.

- Uma ONGd de referência, integradora, intercultural, aberta a todos e com projeção nacional e internacional, implantada nos 21 países de referência inicial.

- Uma ONGd que conta com a experiência de séculos de trabalho em missões, com gerações de frades e freiras dedicados integralmente aos povos a que foram enviados, sem esperar nada em troca, conscientes de que esse era (e é ainda hoje) o seu projeto de vida e seu modo de realização pessoal.


- Carisma
Haren Alde traduz à linguagem do desenvolvimento o carisma ou a forma de ser próprios de sua instituição fundadora, os Agostinianos Recoletos. Podemos estabelecer um paralelismo entre os três pontos principais do carisma agostiniano recoleto e a sua tradução para Haren Alde:

Promoción de la mujer
Oficina de informática e eletrônica no colégio Sao Judas Tadeo, Guatemala.


Escuela de Kamabai
Construçao da escola secundária de Kamabai. Sierra Leona.
- Interioridade: a Ordem dos Agostinianos Recoletos promove em seus membros a busca da interioridade através da contemplação e da oração. Haren Alde crê em cada pessoa, colaborador ou beneficiado, capaz, em si mesma, de trabalhar por um mundo melhor, a partir da autoconfiança e da própria realização pessoal.

- Ciência: a Ordem dos Agostinianos Recoletos promove a busca da sabedoria através do estudo e do conhecimento do mundo e de Deus. Haren Alde crê na educação como principal arma contra a injustiça, a exploração de seres humanos, a falta de oportunidades e o subdesenvolvimento. Por isso, promove ações que sempre tenham em conta o crescimento da pessoa em conhecimentos, valores, aptidões e atitudes.

- Comunidade: a Ordem dos Agostinianos Recoletos promove a vida de comunidade como melhor modo de crescimento pessoal. Haren Alde quer estar longe da autocontemplação e da autocomplacência, quer unir seus esforços aos de outras pessoas e instituições porque sabe que a colaboração com eles é garantia de êxito em todo projeto; e não deixa que os beneficiários sejam meros espectadores dos projetos, mas os escuta e os implica na ação encaminhada a seu próprio desenvolvimento.

© HAREN ALDE - A favor dos demais. ONG'D agostiniana recoleta. General Dávila, 5, bajo D. 28003 - Madrid, Espanha. Telefono e fax: 915 333 959. NIF: G-31422793. Inscrita no Registro Nacional de Associações com o número 115.324. Declarada de Utilidade Pública o 17 de Julio de 2000.
Inicio Quem somos Onde estamos O que fazemos Notícias PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
-
español english